ISO 9001:2015 – A saída da ação preventiva

ISO 9001:2015 – A saída da ação preventiva

ISO 9001:2015 – A saída da ação preventiva

A aprovação das mudanças na norma ISO 9001 do ano de 2015, ganhou espaço nas discussões, e uma delas vamos tratar aqui.

ISO 9001:2015 - A saída da Ação Preventiva.

A Ação Preventiva teve seu nome alterado e ganhou muito mais importância.

A norma usada na atualidade para prevenir, ficou muito mais clara e cheia de detalhes do que na versão de 2008. Apenas não se usa mais o termo Ação Preventiva, mas o conceito está dentro da abordagem chamada Mentalidade de Risco, conforme a definição da norma.

"0.3.3 Mentalidade de risco

A mentalidade de risco (ver Seção A.4) é essencial para se conseguir um sistema de gestão da qualidade eficaz. O conceito de mentalidade de risco estava implícito nas versões anteriores desta Norma, incluindo, por exemplo, a realização de ações preventivas para eliminar não conformidades potenciais, analisar quaisquer não conformidades que ocorram e tomar ação para prevenir recorrências que sejam apropriadas para os efeitos da não conformidade."

Uma das maiores novidades da 9001:2015 está na fase de planejamento do SGQ, quando terá de ser feita uma análise de riscos para, entre outras coisas, tomar ações para prevenir efeitos indesejados.

"6 Planejamento

6.1 Ações para abordar riscos e oportunidades

6.1.1 Ao planejar o sistema de gestão da qualidade, a organização deve considerar as questões referidas em 4.1 e os requisitos referidos em 4.2, e determinar os riscos e oportunidades que precisam ser abordados para:

1.a) assegurar que o sistema de gestão da qualidade possa alcançar seus resultados pretendidos;

b) elevar efeitos desejáveis;

c) prevenir, ou reduzir, efeitos indesejados;

d) alcançar melhoria.

6.1.2 A organização deve planejar:

a) ações para abordar esses riscos e oportunidades; como:

1) integrar e implementar as ações nos processos do seu sistema de gestão da qualidade

(ver 4.4);

2) avaliar a eficácia dessas ações.

Ações tomadas para abordar riscos e oportunidades devem ser apropriadas ao impacto potencial sobre a conformidade de produtos e serviços."

Ao analisar o Item Planejamento  da norma, que  entrou para consulta pública pela ABNT em Março de 2015, fica bem claro que  a ação preventiva, ainda que tenha alterado seu nome, ganhou mais importância, dentro de todo o processo preventivo na avaliação de riscos.


Você pode se interessar por:

Solicite um Orçamento!


Preencha nosso formulário e solicite agora mesmo um orçamento com quem é especializado em consultoria empresarial na implantação de certificação ISO para sua empresa.

Localização Campinas - SP
Telefone (19) 99637-2009