A responsabilidade pela Propriedade do Cliente (ou Fornecedor)

Se você empresta algo a alguém, espera que ele te devolva da mesma forma que lhe foi entregue. Correto? Resumidamente, é isso que a ISO 9001 aborda quando o assunto é Propriedade do Cliente. Até a versão 2008, o tema tratava apenas a responsabilidade sob o cliente, mas, a partir da ISO 9001:2015, o requisito foi ampliado e passou a abranger também a propriedade de fornecedores externos, que engloba os fornecedores de produtos e serviços ou fornecedores de processos terceirizados. Mas o que a ISO quer dizer com isso? Nesta exigência, o que se pretende das empresas pode ser sintetizado em uma palavra: RESPONSABILIDADE. Ou seja, as empresas precisam ter cuidado com o que pertence ao cliente ou fornecedor, enquanto estiver sob controle ou sendo usado internamente. Portanto, as organizações devem:
  • IDENTIFICAR o que é de propriedade do cliente (ou fornecedor)
  • VERIFICAR o que pertence ao cliente, especialmente no recebimento e na entrega do produto (ou serviço)
  • PROTEGER para que o produto se mantenha intacto
  • SALVAGUARDAR para uso ou incorporação nos produtos e serviços da forma correta.
  A certificação ainda estipula que, em caso de uso incorreto, perda ou danos em algo de propriedade do cliente ou fornecedor, a empresa precisa relatar o problema ao proprietário do produto, ou serviço. images Lembrando que a propriedade pode ser materiais, componentes, ferramentas e equipamentos, nas instalações do cliente, propriedade intelectual e até dados pessoais, como cadastros e senhas. Vamos a alguns exemplos: 1) Se uma empresa deixa o carro em uma oficina para uma manutenção mecânica. O carro é de propriedade do cliente 2) Se um depósito recebe um carregamento de peças para armazenar durante determinado período. As peças são de propriedade do cliente 3) Se um fornecedor empresta uma ferramenta para uso interno na empresa durante um período. A ferramenta é de propriedade do fornecedor 4) Uma empresa de valores recolhe um malote no banco. O malote é de propriedade do cliente. 5) Uma transportadora recebe um pedido para entregar uma carga em outro endereço. A carga é de propriedade do cliente 6) Uma empresa exige a elaboração de um cadastro para entrada nas instalações da fábrica. Os dados pessoais são de propriedade do cliente. Assim, quando a ISO 9001 trata da Propriedade do Cliente e do Fornecedor, está abordando tudo aquilo que está na sua empresa, mas não é seu, e sim foi emprestado ou está sob sua responsabilidade. Precisa renovar a ISO 9001 na sua empresa? Fale com a Qi Consultoria e conquiste a certificação com custo acessível e dentro do prazo.

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