ISO 37001

ISO 37001 – Norma Anticorrupção e Suborno

ISO 37001

A certificação ISO 37001 é a única certificação com reconhecimento internacional para um programa de Compliance, já adotada em diversos países e referência para grandes organizações.

Ela é citada como Norma Anticorrupção e Suborno surge para resgatar a moralidade, criando um mecanismo para empresas lutarem contra a corrupção (ações anticorrupção) e se tornarem integras e transparentes em suas relações comerciais.

O mais importante dos motivos coloco em primeiro lugar, a identificação voluntária de uma empresa da necessidade de implementar controles anticorrupção, e as certificações ISO 37001 no Brasil têm esse papel de apoio.

Qualquer empresa, independente do porte ou ramo de atividade, possui riscos de suborno e corrupção, portanto devem implementar controles para que esse mal não ocorra em seus processos.

Apesar das certificações ISO 37001 no Brasil não serem um selo de compliance ou anticorrupção, e sim a certificação de um sistema de gestão antissuborno em uma organização, as empresas veem a ISO 37001 como um selo de compliance para apresentação ao mercado.

As empresas normalmente com esse perfil já possuem uma cultura de compliance e programas internos estruturados, restando a adequação aos requisitos padrão ISO para alinharem a ISO 37001.

A Implementação dos requisitos da ISO 37001.

A vantagem da ISO 37001 segue o anexo SL, que se sua empresa é certificada ISO 9001, ISO 14001 ou ISO 45001 por exemplo, você perceberá que a estrutura da ISO 37001 também segue o formato do anexo.

Assim o processo de implementação precisa de requisitos, como:

  • Entendendo a organização e seu contexto
  • Entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas
  • Processo de avaliação de risco de suborno
  • Liderança e comprometimento
  • Política Antissuborno
  • Ações para abordar riscos e oportunidades
  • Conscientização e treinamento
  • Informação documentada

Isto é apenas um pouco de uma breve listagem os requisitos, ainda existem muitos outros.

Um destaque importante da ISO 37001 é que se trata de um sistema certificável.

Portanto ao final da implementação, a empresa passará por uma auditoria interna para verificar a conformidade do sistema e fazer as correções e as tratativas de não conformidades quando necessário.

Por fim, um organismo certificador vai até a empresa para atestar o funcionamento do sistema e recomendar a certificação ou não.

Alguns Benefícios da ISO 37001

  • Reputação perante o mercado e a sociedade
  • Proteção à saúde financeira da empresa
  • Credibilidade com as partes interessadas
Entre em contato com a QI Consultoria pois nossos auditores são especialistas em ISO 37001 – Norma Anticorrupção e Suborno.

Você pode se interessar por:

ISO 22000

A ISO 22000 é uma norma internacional que determina as exigências de um sistema de...

ISO 9001

A ISO 9001 tem como principal objetivo orientar as Empresas no Sistema de Gestão da...

SASSMAQ

SASSMAQ é um sistema de avaliação de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, direcionado a...

Solicite um Orçamento!


Preencha nosso formulário e solicite agora mesmo um orçamento com quem é especializado em consultoria empresarial na implantação de certificação ISO para sua empresa.

Localização Campinas - SP
Telefone (19) 99637-2009