Como podemos monitorar nossos processos?

“Se você não mede algo, você não pode entender o processo. Se você não entende o processo, você não consegue aperfeiçoá-lo. O que pode ser medido, pode ser melhorado.” A frase foi dita Peter Drucker, escritor considerado o pai da administração moderna, mostra claramente a importância das empresas investirem em indicadores, seja eles de desempenho, capacidade ou produtividade. Basicamente, indicadores são dados numéricos do desenvolvimento da empresa que devem ser utilizados para mensurar processos internos, demandas ou atividades de um setor específico. O principal objetivo, por sua vez, é garantir que toda a empresa esteja em sintonia, especialmente no foco que deseja ser alcançado. Atualmente, os principais indicadores de desempenho organizacional são: Indicador de desempenho: Neste caso, os indicadores de desempenho (ou de estratégia) visa verificaar se os processos estão seguindo as metas pré-estabelecidas. É ele que vai mostrar se os resultados almejados seguiram as estratégias e plano de ação e o nível do ROI (Retorno sobre investimento). boneco2 Indicador de qualidade: O foco deste indicador é verificar se o produto, ou serviço, da empresa está atendendo a expectativa dos clientes. Assim, o foco é observar como o nível de satisfação dos consumidores. Indicador de capacidade: O objetivo é analisar a capacidade da empresa em atender as expectativas e, principalmente, necessidades dos consumidores. O indicador ainda pode mensurar a importância dos produtos e serviços do ponto de vista dos clientes, seja internos ou externos. Indicador de produtividade: Sem dúvida, o indicador de produtividade pode ser resumido em EFICIÊNCIA. A ferramenta costuma ser aplicada em toda a gestão de negócios para verificar o rendimento dos processos, ou seja, os recursos investidos em cada produto (ou serviço). O monitoramento dos indicadores deve ser feito praticamente todos os dias, ao longo de todo o projeto.   Existem inúmeros outros indicadores, como competitividade, valor e rentabilidade, mas é necessário verificar qual monitoramento se encaixa a realidade de cada empresa. Independente do indicador escolhido, o processo costuma passar por quatro etapas: 1) Elaboração de planos de ações – logo de início, a empresa precisar estabelecer os objetivos e metas que desejam ser alcançados 2) Mensuração – após definir as metas, a empresa dá início à coleta de dados para avaliar cada um dos índices internos 3) Avaliação dos resultados – os resultados serão obtidos através da comparação entre os dados colhidos e os indicadores analisados anteriormente 4) Feedback de dados – cada um dos setores recebem um retorno sobre a conclusão da situação dos indicadores internos. É aí que a empresa verificar quais processos terão que ser revisados, além de traçar, se necessário, novas estratégias e um novo plano de ação. Além de fazer parte da ISO 9001:2015, os indicadores de monitoramento são importantes para você saber, na teoria e na prática, como está o andamento dos processos na sua empresa. Quer saber mais? Fale com a QI Consultoria e agende uma visita.

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