O que uma teoria de RH tem a ver com a ISO 9001:2015

A CHAVE para o sucesso na ISO 9001:2015

O que uma teoria de RH tem a ver com a ISO 9001:2015

Quem é atua na área de Gestão de Pessoas já deve saber o que significa quando dissemos sobre a metodologia CHA, que agora foi ampliada para CHAVE. A teoria é bastante utilizada em processos seletivos pelos profissionais de RH (Recursos Humanos). Mas sabia que esse conceito também pode ser aplicado na sua empresa quando falamos da ISO 9001:2015?

Primeiro, vamos explicar o significado dessas palavras. Inicialmente, a metodologia era conhecida apenas como CHA, que a junção das palavras Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Eram esses três critérios avaliados na hora de contratar um novo funcionário para compor a equipe de uma empresa.

Com o passar do tempo, foi detectado que a teoria merecia uma complementação e foi aí que surgiu a CHAVE, que engloba também Valores e Entorno.

E, pensando na ISO 9001:2015, é possível constatar que essas 5 palavras são fundamentais na hora de uma empresa decidir investir em um sistema de gestão de qualidade ou fazer a transição para a nova versão do selo. Vamos a cada uma delas:

 

CONHECIMENTO

Antes de pensar em começar o processo de implantação de um certificado, é preciso CONHECER o que virá pela frente. É por isso que a escolha por uma empresa de consultoria deve ser feita com cuidado, já que pode se tornar, no futuro, uma dor de cabeça. É o famoso COMO FAZER.

 

HABILIDADE

Nesse caso, mais do que conhecer, é preciso SABER FAZER, ou seja, saber avaliar a empresa e aplicar as mudanças necessárias para a organização atender os requisitos da ISO 9001:2015. Já imaginou seguir um monte de regra e depois não ser aprovado na auditoria porque fez tudo errado?

 

ATITUDE

Nesse ponto, a grande diferença está na vontade da empresa realmente mergulhar de cabeça no processo de implantação da ISO 9001:2015, ou seja, é o QUERER FAZER.

Vale lembrar que isso é importante em qualquer assunto da vida. De nada adianta, por exemplo, se matricular em uma academia para emagrecer, se não tomar a atitude de ir sempre e fazer os exercícios de maneira adequada. Correto?

 

VALORES

Esse novo termo utilizado pelos profissionais de Gestão de Pessoas trouxe novas informações para a então teoria CHA. Passou-se a notar que os VALORES das pessoas, ou seja, a bagagem de cultura, história pessoal e social também precisa ser analisado no momento de uma contratação.

E a mesma coisa deve ser pensada quando se cogita contratar uma empresa para implantar a ISO 9001:2015. Afinal, fazer todo o processo pelo famoso “jeitinho” do brasileiro?

Não caia na conversa de que existe uma fórmula mágica para ter o selo de qualidade.

É a mesma coisa que produzir sem ser sustentável, competir sem ter ética e conquistar algo sem ser honesto. Pense, avalie bem a empresa de consultoria que está pensando em contratar.

 

ENTORNO

O entorno para o RH está mais relacionado à capacidade da pessoa de se adaptar ao ambiente de trabalho e ser flexível para interagir com os outros colaboradores. É conhecido, popularmente, como “jogo de cintura”.

Portanto, pensando na ISO 9001:2015, cabe à empresa encontrar maneiras e ter o tal jogo de cintura para explicar para todos os setores a importância da adaptação para os novos requisitos exigidos pela norma.

É importante que os colaboradores “abracem a ideia” e também sejam engajados através de treinamentos e cursos.

 

Viu como a CHAVE para o sucesso nem sempre é tão complicada quanto imagina?

Quer entender mais todo esse processo, fale com a Qi Consultoria e faça a transição para a ISO 9001:2015 sem dor de cabeça.

 


Você pode se interessar por:

Solicite um Orçamento!


Preencha nosso formulário e solicite agora mesmo um orçamento com quem é especializado em consultoria empresarial na implantação de certificação ISO para sua empresa.

Localização Campinas - SP
Telefone (19) 99637-2009