Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade

Planejar. É esse o objetivo da ISO 9001:2015 quando determina a elaboração do escopo do Sistema de Gestão da Qualidade. Isso porque é o escopo que vai definir quais processos da empresa serão certificados, assim como a complexidade da documentação necessária para cobrir todos os produtos e serviços necessários. No entanto, a versão 2015 traz uma novidade: as organizações agora precisam justificar o que a certificação NÃO será aplicada. Ao estabelecer o escopo, a ISO 9001 determina alguns critérios que devem ser analisados pelas empresas, entre eles:
  1. questões externas e Internas, como o mercado que a organização atua, os principais concorrentes, além de questões culturais, sociais e econômicas da região que está localizada;
  2. requisitos do sistema operacional da empresa, incluindo reguladores e de Clientes;
  3. produtos e serviços fornecidos pela organização;
  4. os limites do Sistema de Gestão da Qualidade, analisando questões como a infraestrutura a empresa, políticas e estratégicas comerciais, além de atividades internas e fornecidas.
  Resumindo, a organização precisa verificar criteriosamente os processos e optar pela exclusão de algum item apenas depois de analisar, inclusive, os riscos internos, uma vez que tudo deverá ser justificado. O escopo é a essência do sistema de gestão e a prova da capacidade ou responsabilidade da empresa em assegurar a conformidade dos produtos e serviços, que resultará, provavelmente, no aumento da satisfação do cliente. Lembrando que o escopo deve ficar disponível e ser mantido como informação documentada, em alguns casos, como um Manual de Qualidade. Precisa de ajuda para elaborar seu escopo? Fale com a Qi Consultoria, especialista na implantação a certificação ISO 9001:2015.

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