Se tem algo que é considerado praticamente um filme de terror nas empresas é a auditoria interna. No entanto, o que para muitos é a hora de ter dor de cabeça para analisar, questionar e checar processos de toda a organização, a auditoria pode ser uma oportunidade para otimizar o trabalho e gerar valor ao negócio.
No entanto, para que bons frutos sejam colhidos de uma auditoria interna, o procedimento precisa ser feito da maneira correta. De nada adianta seguir uma série de check-ins, se nada é feito com todas as informações coletadas.
Por esse motivo, fizemos uma lista com 10 coisas que você precisa saber sobre a auditoria.
1) Observar, perguntar, checar e mudar
Basicamente, realizar uma auditoria interna é focar em alguns verbos: observar, perguntar, checar e propor mudanças em processos.
Além de um controle administrativo, a auditoria avalia a eficiência de todos os outros controles da empresa.
2) Não pense apenas na regularidade dos processos
De nada adianta fazer a auditoria se as avaliações forem concentradas somente em garantir que os processos estão em conformidade com o esperado. Essa é a chance da empresa verificar também como está o desempenho operacional.
Mesmo que um processo esteja seguindo todo o manual, será que não existe alguma mudança que pode otimizar o serviço?
Com essa análise, a auditoria vai ter vantagens também na relação custo/ benefício.
3) Alinhe a auditoria com as estratégias da empresa
Quando a auditoria for realizada, alinhe o processo com as necessidades estratégicas da empresa. Ou seja, saiba antes de tudo toda a dinâmica do fluxo financeiro, além do caixa operacional.
Com essas informações, os objetivos da auditoria são traçados de forma mais fácil e eficiente.
4) Busque sempre os riscos internos
Durante a auditoria, busque obter uma visão praticamente completa de todos os riscos internos. Isso inclui, além de possíveis acidentes de trabalho, os riscos corporativos, operacionais e estratégicos.
Isso é importante para criar depois um plano de trabalho que trará benefícios para a sua empresa.
5) Avalie o desempenho dos fluxos de processos chaves
A auditoria é a hora de avaliar o desempenho do fluxo de trabalho de todos os processos considerado chaves, ou seja, que tem uma importância considerável para manter o funcionamento da empresa e evitar problemas maiores.
É nesse momento que precisa ser analisado os riscos de fraudes ou TI para torna-los os processos mais seguros, econômicos e eficientes.
6) Busque um profissional qualificado
De nada adianta criar uma grande expectativa pela auditoria interna se quem vai realizar os auditores não aplicarem as práticas da forma correta.
É por isso que, em muitos casos, o aconselhável é buscar um profissional externo. Quem avalia de fora e não conhece a rotina da empresa pode trazer mais benefícios durante a análise, já que não terá macetes e manias da própria organização.
O auditor precisa ter proficiência na aplicação das melhores práticas e conhecer a metodologia em cada avaliação.
7) Foque na relação custo/ benefício
Fazer uma auditoria interna gera custo, já que se trata de um processo trabalhoso e delicado para a empresa.
Por esse motivo, a auditoria precisa ter resultados positivos na relação custo/ benefício. E isso possível traçando objetivos e realizando o procedimento da forma correta.
Resumidamente, o resultado obtido com o trabalho de auditoria deve ser maior que o custo para realizar a avaliação.
8) Conte com a ajuda dos colaboradores
Embora tenha um auditor, a auditoria só terá sucesso se a empresa conquistar o apoio dos colaboradores. São eles as peças fundamentais para o negócio fluir da melhor forma possível.
Por isso, também é de responsabilidade da empresa oferecer cursos de capacitação para atender as mudanças necessárias no ambiente corporativo. De nada adianta apenas cobrar!
9) Ter uma visão para o futuro
Pense lá na frente, no futuro, quando for traçar os objetivos da auditoria. Qual resultado você quer a pequeno, médio e longo prazo para a sua empresa durante a avaliação dos processos?
Lembre que as mudanças, muitas vezes, são necessárias para manter o negócio em pleno funcionamento!
10) Auditoria é um agente de mudança!
Pense sempre que a auditoria interna será um agente de mudança para fortalecer a sua empresa. É ela que ajudará o seu negócio a melhorar o desempenho do negócio, seja na gestão da corporação, consciência dos riscos, comportamentos éticos, além da prevenção à fraude e sistematização de controles internos.
Tudo isso é sinônimo de sucesso para a sua empresa.
Ainda está em dúvida sobre como realizar uma boa auditoria na sua empresa e só consegue pensar em um filme de terror?
Fale com a Qi Consultoria e transforme a auditoria em um conto de fadas!