Sua empresa é competente?

Passou-se o tempo que a ISO 9001 estava focada apenas em exigências que deveriam ser cumpridas pontualmente. Com a versão 2015, a norma tem um novo objetivo: mudar a cultura das empresas conscientizando sobre a importância da Gestão. Quem já deu início ao processo de transição (e quem já está estudando mais sobre o assunto) já percebeu que a ISO 9001:2015 quer aumentar a COMPETÊNCIA interna nas empresas. Mas isso não quer dizer que hoje você é incompetente. Na verdade, a norma propõe que a competência esteja baseada em três pilares, que serão exigidos dos colaboradores em geral (incluindo diretores e, até mesmo, auditores): conhecimento, atitude e habilidade. competente
  • Em primeiro lugar, o conhecimento prevê que que é necessário SABER antes de execução da tarefa em si. Assim, a norma pretende incentivar o conhecimento teórico, antes de seguir para a prática. O conceito está baseado, por exemplo, na escola, onde os alunos participam de aulas para conhecer o conteúdo da disciplina para, somente depois, passar pelas provas.
 
  • A experiência, por sua vez, tem relação à quantidade de vezes que a tarefa foi executada, ou seja, quantas vezes o conhecimento teórico foi colocado em prática.
 
  • Já a atitude está voltada especialmente à vontade do próprio colaborador em ganhar conhecimento e, posteriormente, experiência. Neste caso, a atitude vai depender de questões como a organização, a comunicação, o planejamento e a proatividade.
  A nova ISO 9001 nada mais é do que a base para manter sua empresa com alto nível de COMPETÊNCIA no mercado e, especialmente, sair a frente das concorrentes. A escolha do colaborador correto, e na função correta, pode ser uma boa estratégia para sair da crise e alcançar índices satisfatórios. Precisando de ajuda? Fale com a QI Consultoria.

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