Ter o selo da ISO 9001 é colocar a empresa em um patamar acima dos concorrentes no mercado. Mas a publicação da nova versão da certificação em setembro de 2015 merece atenção das organizações. Isso porque, o prazo para as empresas se adaptarem à nova norma vence em 2018. Caso contrário, todas as certificações perderam a validade.
Embora ainda falte um ano para o prazo final, o processo de implantação da ISO 9001:2015 leva tempo, especialmente porque a adaptação envolve questões relacionadas à quantidade de funcionários etipo de serviço prestado.
Infelizmente, quando se fala do selo ISO 9001, um dos pensamentos que vêem à cabeça de muita gente é que a certificação nada mais é do que uma espécie de vaidade das empresas. Além de ser uma visão ultrapassada, a ideia revela desinformação. A atualização para a versão 2015 não é diferente.
Para te ajudar a esclarecer as dúvidas sobre a nova versão, a Qi Consultoria separou 5 itens importantes que você precisa saber sobre a certificação. Confira:
1) Qualquer empresa, independentemente do tamanho, pode ter o selo ISO 9001
A certificação ISO 9001 é uma norma internacional que foca na gestão de qualidade das empresas, independentemente do ramo de atividade, setor ou tamanho. O objetivo dos processos é padronizar o trabalho e ampliar a satisfação do cliente/usuário do produto ou serviço da organização.
Para isso, a empresa precisa seguir uma série de requisitos e passar por auditorias para se considerar apta a ter o selo de qualidade. Todos os processos não dependem da quantidade de funcionários ou atuação da empresa, já que envolvem melhorias nos processos internos e externos.
Hoje, cerca de um milhão de empresas em mais de 170 países têm a certificação ISO 9001. Portanto, o primeiro passo para implementar um sistema de gestão da qualidade é querer crescer.
2) Obter a nova versão não tem custo extra, mas o ideal é possuir uma consultoria para ajudar nas adaptações
A nova versão não prevê nenhum gasto extra para as empresas já certificadas. No entanto, cada companhia precisa fazer uma análise interna para identificar os pontos que precisarão de mais atenção e adequação. O ideal é que as empresas contem com uma consultoria especializada para seguir corretamente os novos critérios da norma.
A estimativa é que cerca de 70% do texto da antiga ISO 9001 sofreu mudanças, que trazem benefícios e vantagens para as empresas, especialmente em relação à concorrência no mercado.
3) As empresas que não se adaptarem para a ISO 9001:2015 perderão o selo de qualidade
Assim que publicada, a ISO 9001:2015 estipulou o prazo de três anos para adequação das companhias. As novas regras, no entanto, já deverão ter sido adaptadas até setembro de 2018.
Isso significa que as empresas precisam garantir o novo certificado antes da data máxima. A partir do prazo, a norma antiga não será mais reconhecida e todos os certificados serão invalidados e cancelados.
Vale lembrar que a ISO 9001:2015 foi publicada em setembro de 2015 e propõe mudanças significativas em relação à versão 2008. Isso porque foram estabelecidos novos conceitos a serem abordados, além de requisitos que foram alterados e excluídos.
4) O prazo final para atualização vence em setembro de 2018, mas o processo de adaptação pode durar um ano
Embora pareça ainda distante, esse ajuste demanda cuidados e tempo. A implantação da ISO 9001 envolve, em muitos casos, adaptações em diversos setores internos e processos das empresas. Ou seja, a direção terá que pensar em novos procedimentos, incluindo treinamentos e cursos para os colaboradores se ajustarem às novidades.
Não existe um período mínimo ou máximo de adaptação das empresas, mas o processo pode levar de quatro meses a quase um ano. Se considerarmos que ainda será necessário passar por auditorias antes de obter a certificação, o prazo até setembro de 2018 já está praticamente em cima da hora.
5) A ISO 9001: 2015 atende um novo consumidor no mercado
Embora muitos acreditem que se trata de um mito, o perfil do consumidor tem mudado consideravelmente nos últimos anos. Em tempos de internet e redes sociais, o processo de compra mudou e os clientes estão cada vez mais exigentes.
Pois é exatamente focando na satisfação desse novo público que a ISO 9001:2015 focou boa parte dos requisitos para obter a certificação. No passado, a certificação era popular apenas na indústria, mas agora é comum também em setores do governo, prestadores de serviço, além de nano, micro e pequenas empresas.
A norma está mais moderna e com linguagem simplificada deixando a implementação e adequação da certificação mais acessível para empresas de todos os ramos de atividade.
A Qi Consultoria pode auxiliar a sua empresa a passar pelo período de transição com treinamentos para que todos os colaboradores atuem conforme prevê a certificação, ou então implantar um novo sistema de gestão com a estrutura adequada.
Não deixe para a última hora! Fale com a Qi Consultoria e aproveite nossos preços e condições especiais.