Tudo sobre a norma ISO 9001

A norma ISO 9001:2015 é um componente estratégico de uma organização que define requisitos para o sistema de gestão da qualidade e a forma como uma empresa deve ser gerenciada, tendo o objetivo de identificar e atender as necessidades dos clientes. Hoje ela é aplicada em mais de 170 países do mundo com mais de 1 milhão de empresas já certificadas e muitas outras em fase de implantação e certificação. O sistema de gestão da qualidade tem o foco em gerenciar as necessidades e expectativas do cliente garantindo a sua máxima satisfação. Seguindo o modelo de hierarquia de níveis organizacionais, iniciando no nível estratégico, passando pelo tático até o operacional, é necessário compreender que a decisão de implementar a ISO 9001 deve partir da alta direção. A alta direção tem um papel fundamental na documentação, implantação e manutenção de sistemas de gestão da qualidade como o da norma ISO 9001:2015. A norma pode ser implementada em empresas públicas, privadas, em empresas no Brasil, na China e em qualquer outro país do mundo, em grandes empresas ou pequenas, até empresas com apenas um funcionário podem ter ISO 9001. E de qualquer segmento de mercado também. Os requisitos são definidos para a gestão de uma empresa e não para a forma específica como um produto deve ser composto e entregue, ela pode ser aplicável num restaurante ou numa fábrica de peças para a indústria automotiva. Diferentes empresas poderão ter desempenhos e produtos diferentes, mas mesmo assim ambas podem ser certificadas na norma ISO 9001. Então, seja lá qual for o seu propósito e a empresa em que pretende implementar os requisitos desta norma, ela certamente poderá ajudar a melhorar continuamente a qualidade dos seus produtos e serviços e a satisfação dos seus clientes. Ela também é uma norma auditável, isso quer dizer que você poderá buscar um organismo certificador, depois de implementado o sistema de gestão da qualidade, para auditá-lo e verificar se o mesmo se encontra conforme a ISO 9001. Em caso positivo, a empresa recebe um certificado de conformidade, o famoso certificado ISO 9001:2015, que é válido no Brasil, China, Estados Unidos, França, e em qualquer outro lugar do mundo. Modelo de um Sistema de Gestão da Qualidade Quando os requisitos da Norma são atingidos a organização melhora sua capacidade de identificar e analisar as necessidades dos clientes e produzir e fornecer serviços que atendam a esses requisitos e que garantam a melhoria contínua do sistema de gestão da empresa. [caption id="attachment_10816" align="aligncenter" width="400"]ISO 9001 ISO 9001[/caption] Essa figura ilustra um modelo de sistema de gestão da qualidade baseado na norma ISO 9001:2015. Clientes tem necessidades, expectativas e requisitos, é isso que cria um mercado como o de jóias, combustíveis, transportes, sapatos, celulares, restaurantes, futebol, automóveis, e assim por diante. Empresas existem para suprir essas necessidades, é identificando e atendendo a essas necessidades que as empresas obtém as suas receitas e lucros. Para isso é necessário realizar um produto e entregá-lo ao cliente. Os clientes responderão a organização sobre o que receberam, se estão de acordo e o quanto aprovaram o produto ou serviço. De início já posso comentar que o grande problema é que muitas empresas não recebem dos seus clientes esse retorno, muito conhecido como o feedback, que é retorno mesmo em inglês. A ISO 9001 estabelece, por exemplo, como requisito que uma organização avalie a satisfação dos seus clientes quanto aos produtos e serviços que receberam. Medição, análises e melhorias deverão ser aplicadas para que a satisfação dos clientes e a capacidade de atendê-los seja gradativamente aumentada por meio da aplicação de recursos como financeiros, humanos e materiais. A norma está estruturada de acordo com o ciclo PDCA de melhoria contínua. Uma empresa que está obtendo feedbacks constantes de seus clientes e melhorando seus produtos, processos, serviços e modelos de negócios, certamente está aplicando o modelo de sistema de gestão baseado na abordagem de processos e que tem se tornado cada vez mais comum no âmbito das empresas brasileiras.

Veja Também!

05-2016
ISO 14001 Sistemas de Gestão Ambiental QI Consultoria Certificação ISO QI Consultoria Empresarial

ISO 14001 Sistemas de Gestão Ambiental

ISO 14001 Sistemas de Gestão Ambiental QI Consultoria Certificação ISO

Leia Mais
02-2018
Quantas vezes você se pega pensando: “Preciso de mais tempo no meu dia!”? QI Consultoria Empresarial

Não precise de mais tempo. Planeje!

ISO 9001, ISO 9001:2015, norma, certificação, transição, tempo, falta de tempo,...

Leia Mais
12-2016
O que a queda do avião da Chapecoense tem a ver com a sua empresa? QI Consultoria Certificação ISO QI Consultoria Empresarial

Fale Conosco!

NOSSAS SOLUÇÕES

ISO 9001

A ISO 9001 tem como principal objetivo orientar as Empresas no Sistema de Gestão da...

LGPD

A lei geral de proteção de dados (LGPD) foi sancionada no ano de 2018, e estabelece...

COMPLIANCE

O que é Compliance? Compliance é uma palavra da língua inglesa cuja tradução é...

ISO 14001

A ISO 14001 é uma norma voltada para o Sistema de Gestão Ambiental, tendo como...

ISO 45001

O ISO 45001 é uma Norma que estabelece os requisitos para uma implementação dos...

SASSMAQ

SASSMAQ é um sistema de avaliação de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade,...

ISO 22000

A ISO 22000 é uma norma internacional que determina as exigências de um sistema de...

ISO 37001

A certificação ISO 37001 é a única certificação com reconhecimento internacional...

PBQP-h

O PBQP-H, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, é um instrumento...

FALE COM UM CONSULTOR!