Responsabilidade e Autoridade na ISO 9001:2015

Já ouviu falar no ditado que cachorro que tem dois donos morre de fome? Pois é exatamente isso que tenta evitar o item Responsabilidade e Autoridade na ISO 9001:2015. Até a versão 2008, a certificação exigia que a empresa contasse com uma pessoa chave, conhecida como RD - Representante da Direção, para cuidar do sistema de gestão de qualidade e relatar a situação interna para a direção. No entanto, com o tempo, o conceito acabou sendo desvirtuado e o colaborador acabou acumulando todo o conhecimento sobre a gestão, função que, em alguns casos, ainda passou a ser exercida por um consulto terceirado. Foi por isso que a nova versão da ISO trouxe mudanças. Agora, não é mais suficiente ter um especialista na gestão da qualidade. As empresas terão que organizar um organograma com detalhes da função de cada cargo e, principalmente, qual área será responsável. As informações ainda terão que ser divulgadas em toda a empresa e atualizadas em cada mudança na estrutura interna. Lembrando que, não é por causa dos novos requisitos, que o RD deve ser demitido. Na verdade, o colaborador deve dividir a responsabilidade para que todos tenham conhecimento do sistema e estejam engajados com a situação interna da empresa. Foco no cliente  QualidadeUm ponto importante da versão 2015 da ISO 9001 é que a direção terá que ter foco no cliente. É por isso que se torna cada vez mais importante dar ênfase no setor de atendimento para saber as reclamações e as necessidades dos consumidores. O objetivo é sempre aumentar a satisfação dos clientes com a empresa. Assim, a Alta Direção, além de conhecer a Política da qualidade, precisa saber que a gestão seja comunidade, entendida e aplicada por toda a organização, ou seja, a empresa precisa ter uma boa comunicação interna e externa, independentemente da área. Mas isso é um assunto para nosso próximo post no blog. Não deixe de acompanhar a Qi Consultoria. E como está a administração da sua empresa? Precisa de ajuda, fale com a Qi! Até a próxima!

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